Tags

, , , , , , , , ,

capturar

Fonte: Portal Anarquista – Coletivo Libertário Evora

Hoje a região mediterrânica continua a ser uma das regiões do mundo na vanguarda dos levantamentos e dos protestos populares. Estes últimos estendem-se do norte ao sul do Mediterrâneo, devido à crise económica e financeira mundial, provocando um aumento da precariedade e da pobreza bem como a migração de centenas de milhar de pessoas.

Ainda que as situações sejam diferentes de uma região para outra, a população resta à mercê dos capitalistas e das suas cliques. Em resposta a esta crise mundial, uma série de levantamentos populares atingiu a região. Começaram na Tunisia e não sabemos ainda onde irão acabar. Estes levantamentos e estas manifestações, que têm lugar na região mediterrânica, dão esperança na capacidade dos povos poderem mudar a sua vida.

Contudo, apesar das revoltas populares, a situação na Tunísia e no Egipto degradou-se fortemente nestes três últimos anos. Com efeito, as milicias RDC do antigo regime (Tunísia) e a Junta Militar (Egipto) aproveitaram as incertezas pós-revolucionárias para assegurarem o seu poder graças à colaboração e ao apoio de antigos membros destes regimes. Eles têm hoje na sua mão o conjunto dos postos chave do poder e as suas riquezas, condenando assim as populações a mais precariedade e a mais miséria.

Quanto à situação na Síria e na Líbia, grupos de mercenários islamitas financiados por certos emiratos árabes e/ou pelo Irão confiscaram a luta do povo contra a opressão e a ditadura para si próprios. Nomeadamente, o povo sírio que está a lutar contra a barbárie de Bachar El Assad e contra a dos combatentes que lutam pelo Califado Islâmico.

Ainda que as classes dirigentes destes países intimidem e reprimam  através do sangue as manifestações e os levantamentos, a população e os anarquistas continuam a resistir e a lutar pela sua emancipação, a auto-organizarem-se e a tecerem laços de solidariedade e entre-ajuda.

É neste espírito de solidariedade e de entre-ajuda que apelamos a todos os anarquistas, libertários e anti-autoritários a juntarem-se a nós para a  criação de uma rede de contactos, de partilha de informações, de projectos e de solidariedade entre os anarquistas do Mediterrâneo.

Com esse fim, o colectivo libertário tunisino “Património Libertário“, a Federação Anarquista (Francófona, FA) e a Internacional de Federações Anarquistas (IFA-IAF) convidam-vos aos Encontros Anarquistas do Mediterrâneo que vão ter lugar em Tunes, de 27 a 29 de Março de 2015. Este convite é aberto a todas e a todos, aos nossos camaradas, incluindo aquelas e aqueles que não pertencem a esta região.

O encontro vai-se concentar sobre a situação vivida pelos povos do Mediterrâneo durante as crises económicas e sobre os protestos populares com o objectivo de derrubarem os regimes que exploraram e que ainda exploram os povos da região.

Jornadas libertárias mediterrânicas

Tunísia, Março de 2015

Ficha de organização

1/Temas de debate e programa das Jornadas:

  1. Sexta-feira, 27 de Março

Dia de acolhimento das delegações.

  1. Sábado, 28 de Março

A manhã será dedicada às trocas de experiências sobre as lutas sociais, há a proposta de que uma organização ou duas nos falem das suas lutas actuais (ex. os kurdos/turcos e os gregos).

Da parte da tarde terá lugar a discussão e a adopção do texto/carta pelas delegações presentes que formalizará a existência da rede mediterrânica.

      3. Domingo, 29 de Março

De manhã: Apresentação pela delegação grega do próximo encontro Med, que terá lugar em Outubro de 2015, provavelmente na Grécia.

Da parte da tarde: conclusão do encontro.

II/ logística e condições

As jornadas serão organizadas num local que será posto à disposição dos participantes pelo colectivo libertário tunisino “Património Libertário” de sexta-feira, 27, a domingo, 29 de Março de 2015

As delegações (1 ou 2 pessoas por organização) serão alojadas e as refeições serão também asseguradas no mesmo local.

Por isso será pedida uma participação de 15 euros a cada participante

Contactos:

Federação Anarquista: http://www.federation-anarchiste.org/

internationales@federation-anarchiste.org

Le Commun Libertaire (Património Libertário) : commun.anar.lib@gmail.com

Internationale des federations Anarchistes (IFA): www.i-f-a.org

secretariat@i-f-a.org

Anúncios