Tags

, , , , , , , ,

mulher_21

 

Fonte: AnarcoPunk.org

CLIT ZINE #1

 

 

Download em: http://www.mediafire.com/?63mj01eysksz0eu

O CLIT é um zine inteiramente voltado às discussões sobre feminismo, luta das mulheres e  problemáticas atuais das relações de gênero na sociedade.  Esta primeira edição vem com ótimas reflexões sobre o conceito de backlash e as práticas midiáticas; uma crítica sobre a idéia de “femismo” como sendo algo frequentemente utilizado para invalidar iniciativas feministas; histórico de atuação do grupo Mujeres Libres na Espanha dos anos 30; a questão da objetificação do corpo feminino e a forma como por vezes se culpam as mulheres e não as estruturas machistas de exploração e objetificação; e mais dicas de filmes, sites, bandas, glossário feminista e mais… Segue abaixo um trecho da apresentação do zine:

mulher_12“O objetivo do CLIT é se apropriar de conteúdos dentro da arena do feminismo e questões políticas relacionadas, trazendo para o cotidiano aquilo que chamamos de práticas teóricas.

Conciliar teoria e prática é um desafio e tanto, e duas mulheres feministas resolveram se arriscar nessa missão. Acreditamos que é preciso criar discursos que contestem nossas opressões, para então transformam a realidade, formando também a base necessária para nossas ações. Informação é poder, e este zine nasceu da vontade de compartilhar idéias e contribuir com a democratização do conhecimento.

O foco do zine, como já fica claro, são os feminismos. Dessa forma, entendemos feminismo como o conjunto de teorias e práticas não necessariamente convergentes, porém sempre focadas em propostas para a solução da subordinação das mulheres, com o devido enfoque libertário que marca o nosso posicionamento.

Como feministas, anarquistas e veganas, pretendemos ainda explorar os instrumentos que nos permitem analisar nossa realidade social, lançando mão de gênero, raça/etnia, espécie, sexualidade, classe, geração, etc. As publicações do CLIT estão situadas dentro do contexto brasileiro, visto através de um olhar feminista e libertário que analisa métodos para alcançar uma sociedade mais justa e igualitária, com as liberdades individuais asseguradas em harmonia com a coletividade.”

MARIA SOGNA TUTTE LE NOTTI # 4

mulher_17Esta edição do zine feminista Maria Sogna Tutte le Notti é inteiramente dedicado à menstruação, e fala sobre temas como os males do uso de pilula anti-concepcional, ervas e plantas que tem efeitos no ciclo menstrual, mitos sobre a menstruação, resenhas e dicas de leitura, entre outros.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ZINE:

Maria Sogna Tutte le Notti # 4

Disponibilizamos aqui mais alguns zines anarco-feministas produzidos por coletivos diversos:

Pandora #31993 | Zine que era editado pelo CAF – Coletivo Anarco Feminista, um grupo de São Paulo que surgiu no final de 1992 e foi muito importante para a ampliação da discussão sobre anarco-feminismo na cena anarcopunk.

Zine Anarco-Feminista | Também publicado nos anos 90, este zine era editado por integrantes do coletivo anarcopunk GRAVIDA(Grupo Anarquista Via Direta de Ação).

Libertárias #3 | Informativo que era publicado por companheir@s de Santos/SP na década de 90.

Libido #1 e Libido #2| Boletim do Coletivo Lua, que surgiu em 2002 em Fortaleza/CE.

Auto-Libertação #1 | Um zine que saiu em 2002, editado por uma companheira de São Paulo/SP, com textos diversos sobre violência contra a mulher, saúde, resenhas, e outros.

GRML #1 | Primeira edição do boletim do Grito de Revolta das Mulheres Libertárias, um coletivo de São Paulo/SP. Este zine saiu também no ano de 2002.

Anúncios