Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

A partir de agora - as jornadas de junho

Fonte: Adital

O Documentário “A partir de agora – as jornadas de junho no Brasil”, dirigido pelo diretor argentino Carlos Pronzato, desenvolve-se a partir de entrevistas de cinco ativistas de cinco capitais brasileiras, além de alguns manifestantes que abordam as manifestações ocorridas no Brasil a partir de junho de 2013.

O documentário mostra que os protestos populares deram resultado no país. As manifestações que iniciaram em março e abril de 2013, em Porto Alegre, Estado Rio Grande do Sul, conseguiram suspender o aumento da tarifa de ônibus na cidade. As manifestações que ocorreram em junho de mesmo ano nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro tiveram maior proporção, com pautas diferentes, e serviram de estopim para novos protestos pelo resto do Brasil.

O documentário foi lançado em fevereiro de 2014 e, além de relatar com maestria as manifestações ocorridas no Brasil, pode ser utilizado como material de debate a respeito do papel da participação popular nas decisões políticas e sociais do país.

Carlos Pronzato é um renomado cineasta, diretor de vários documentários, entre eles “Carlos Marighella- Quem samba fica, quem não samba vai embora” e ”Mães da praça de maio- memória, verdade e justiça”.

Anúncios