Tags

, , , ,

argentina-os-olhos-de-america-e-1

Na quinta-feira, dia 20, estreou no cine Gaumont – espaço INCAA – Los Ojos de América (Os Olhos de América), documentário ganhador do concurso DOCTV Latinoamérica IV. Dirigido por Daiana Rosenfeld e Aníbal Garisto, trata sobre a apaixonada história de amor que protagonizaram os anarquistas América Scarfó e Severino Di Giovanni no alvorecer da década infame.

Este documentário surgiu de uma pesquisa sobre mulheres anarquistas da Argentina, tema que a realizadora seguirá percorrendo em seu próximo trabalho, quando reconstruirá a vida de Salvadora Medina Onrubia. Anarquista, teósofa, dramaturga e poeta, a esposa de Natalio Botana, o fundador do Diário Crítica. A história indaga na vida de Salvadora desde uma reconstrução subjetiva acerca do mundo: como mulher, como mãe solteira aos dezesseis anos na década de 10, como dramaturga e como anarquista.

“Me interessa resgatar os valores do anarquismo” – reflete – “aqueles que chegaram ao final do século XIX e começo do XX para falarmos da liberdade individual e coletiva, de uma mudança profunda, da igualdade e a humanidade, do ser consequente a nível cotidiano com as ações que realizavam. Como diz América na carta que enviava ao pensador francês Emile Armand: “Não há que contentar-se com esperar, senão que se faz necessária nossa ação cotidiana. Há que liberar-se de prejuízos, falsidades morais e códigos absurdos”.

Trailer do filme:

https://www.youtube.com/watch?v=Yboz-sqhnuA&feature=youtu.be

Fonte: ANA

Anúncios